Alibaba X Amazon: uma corrida de $1 trilhão pelo varejo cross border

A Amazon adotou um movimento massivo para desafiar o grupo chinês Alibaba no domínio do e-commerce global, a justiça chinesa, os consumidores, as marcas e a competição com a FedEx e a UPS, de uma só vez. É o seu mais novo empreendimento “Supply Chain da Amazon” (SCBA) que agora é uma realidade, com uma data de lançamento prevista para este ano. Cerca de $1 trilhão de dólares em receita estão em jogo, no e-commerce cross border  até 2020.

De acordo com fontes próximas a Amazon com quem eu tenho conversado nas últimas semanas, o plano para os próximos três anos (cujo codinome é “Dragon Boat”) é construir um sistema que permite que a Amazon garanta que as empresas e indivíduos possam vender de qualquer lugar, para qualquer lugar do mundo, com um nível mínimo de suporte, frete grátis e entrega em três dias ou menos. Este é o varejo cross border em larga escala. O Alibaba tem um objetivo parecido, como eu mesmo escrevi em um artigo no ano passado intitulado: “Amazon e Alibaba são frenemies?”, agora podemos confirmar que são inimigos.

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