Percepção de varejistas sobre estoques melhora em fevereiro, diz FecomercioSP

SÃO PAULO – A percepção dos empresários varejistas da Região Metropolitana de São Paulo em relação aos seus estoques apresentou melhora em fevereiro, mostra pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Estoques (IE), calculado pela instituição, subiu para 96,6 pontos no mês, de 90,8 pontos em janeiro. O avanço é de 6,4%.

A alta em fevereiro se deve principalmente à elevação da proporção de empresários que afirmaram estar com os estoques em situação adequada, que subiu de 45,3% em janeiro para 48,2% em fevereiro. Além disso, houve diminuição na fatia de varejistas com estoques abaixo do adequado, de 16,9% para 15,8%, e dos que afirmaram ter excesso de mercadorias, de 37,6% para 35,7%.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, os dados sugerem que os empresários parecem ter compreendido a gravidade da crise econômica, com queda do consumo e aumento do desemprego, que devem se acentuar no primeiro trimestre do ano. A instituição não espera uma recuperação da economia em 2016 e diz que, agora, a tendência é que o varejo consiga se ajustar à nova realidade.

Leia a matéria completa aqui http://www.dci.com.br/comercio/percepcao-de-varejistas-sobre-estoques-melhora-em-fevereiro,-diz-fecomerciosp-id528623.html