O Desafio Com Os Consumidores Omni-Channel

Antes de começar Você sabe o que é Omni-Channel?

Este é um termo utilizado no varejo, que e é ligado a uma evolução do Multi-channel. Onde não há mais diferenças entre as lojas físicas e as virtuais, onde o consumidor conhece o produto na loja virtual e compra na física ou vice-versa.

Em suma, hoje utilizam-se os Smartphones, Tablets, Visitas a lojas físicas.. Até o momento em que o consumidor se sinta confortável em fazer a compra, independentemente do local. E um dados Super Importante! De acordo com o IDC, estes clientes consomem de 15 a 30% a mais que os consumidores padrão.

 

Qual o desafio da Loja física?

Você sabia que 1/3 dos consumidores se sentem desapontados com a experiência de compra na loja física? Este é o resultado do estudo feito pela iVend, e algumas lojas tentam fazer esta integração entre os ambientes, fazendo promoções e tentando trazer o consumidor para a loja física, que nem sempre acaba tendo o mesmo leque de opções, personalização e qualidade no atendimento que recebeu online.

Pode-se dizer que os serviços Online são mais Pessoais que a loja física? A resposta é SIM!

No ambiente online:

  • Você recebe sugestões personalizadas de acordo com o seu histórico de navegação no site;
  • Ao visualizar um produto é possível visualizar opções mais baratas ou incrementadas;
  • Sugestões de compras de produtos que serão necessários melhorar a sua experiência com o produto visualizado;
  • Ainda receber uma newsletter personalizada só com produtos legais em sua caixa de e-mail!

Nas lojas físicas, ainda temos uma grande dificuldade no atendimento ao cliente, grande parte do tempo por falta de treinamento da equipe de vendas, e falta de apoio tecnológico para auxiliar nas vendas.

No estudo 78% dos consumidores gostariam que os ambientes fossem integrados, de forma que o processo de compra fosse mais ágil e com maior qualidade que temos atualmente.

É necessário investir em tecnologia para entregar informações mais ricas e gerar melhores combinações de compras para os clientes.

Mais da metade dos compradores não fazem diferenciação entre comprar online ou na loja física, eles compram somente por um local ser mais conveniente do que outro. E é por isso que devemos investir em ambos os ambientes para entregar uma jornada de compra mais interessante para nossos clientes.